GRUPO ULTRA

Fundação: 1953

Segmento: GLP e Derivados do Petróleo

www.ultra.com.br

A Ultrapar Participações S.A. foi constituída em 20 de dezembro de 1953 e suas origens remontam a 1937, quando Ernesto Igel fundou a Companhia Ultragaz e introduziu o GLP como gás de cozinha no Brasil. Também foi pioneira no desenvolvimento da indústria petroquímica brasileira, o que levou à constituição da Oxiteno S.A. Indústria e Comércio em 1970, no recém-inaugurado Pólo Petroquímico de Mauá, em São Paulo.

A história da empresa acompanha o desenvolvimento do país. No início de suas operações, com uma frota de apenas 3 caminhões e 166 clientes diretos, enfrentou o racionamento da Segunda Guerra Mundial com soluções diferenciadas, como a criação de uma linha de fornecimento através da Argentina. Em 1970, cria a Oxiteno, empresa pioneira na produção de óxido de eteno e seus derivados no Brasil. Após 16 anos, para atender às necessidades específicas de seus clientes, cria seu centro de pesquisa e desenvolvimento.

Em 1997, o Grupo introduz o Ultrasystem, inicia o processo de expansão geográfica da Ultragaz - através da construção de novas bases de engarrafamento de GLP - e finaliza a expansão das plantas da Oxiteno no Pólo Petroquímico de Camaçari (BA).

Até setembro do ano seguinte, a Ultrapar era controlada por Pery Igel, filho de Ernesto Igel, sócio-fundador da Ultragaz e do Grupo Ultra. Em 1984, Pery Igel levou a efeito, um plano de sucessão com o objetivo de profissionalizar a empresa. A efetivação desse plano permitiu uma transição tranquila do controle após a sua morte, em setembro de 1998.

Em 06 de outubro de 1999, o Grupo conclui a Oferta Pública Inicial (IPO) de ações preferenciais da Ultrapar Participações, passando a ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e na New York Stock Exchange.

Em 2007, a Ultrapar adquire as operações de distribuição de combustíveis do Grupo Ipiranga nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. E em 2009, as operações de distribuição de combustíveis da Texaco, tornando-se o segundo maior distribuidor de combustíveis do Brasil.

Hoje, a Ultrapar é gestora de cinco negócios: