Monteiro Aranha
banner

Linha do Tempo

 
1917

Cisper

Com a participação de Olavo Egydio de Souza Aranha Jr. e Alberto Monteiro de Carvalho e Silva, foi constituída a Companhia Industrial São Paulo e Rio S.A. - CISPER, fábrica de vasilhames de vidro, posteriormente vertida para Monteiro & Aranha e alienada em 2011 para a Owens Illinois.

 
1921

Monteiro & Aranha Engenharia Limitada

Fundada por Olavo Egydio de Souza Aranha Jr. e Alberto Monteiro de Carvalho e Silva, a Monteiro & Aranha Engenharia Limitada iniciou suas atividades com foco no ramo de engenharia e construção em Santos – São Paulo.

 
1934

Klabin S.A

A Companhia participou como sócia fundadora das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose que deu origem à primeira fábrica integrada de papel e celulose do Brasil, posteriormente incorporada à Klabin S.A, hoje a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do País, na qual a Companhia se mantém como acionista.

 
1947

Monteiro Aranha S.A.

A Companhia assumiu, no Rio de Janeiro, a natureza de sociedade anônima, iniciando sua consolidação como sociedade de participações (holding).

 
1952

Joaquim Monteiro de Carvalho

Em 1952 foi eleito Diretor Executivo de Monteiro Aranha. Empresário com visão estratégica, liderou investimentos representativos, como a participação na Volkswagen do Brasil, diversificando o portfólio da Companhia e impulsionando sua relevância no cenário nacional. Seu protagonismo e capacidade de formar alianças estratégicas consolidaram a Monteiro Aranha como exemplo de sucesso e inovação no setor empresarial.

 
1953

Volkswagen Brasil

A Companhia, em parceria com a Volkswagen AG, fundou a Volkswagen Brasil, primeira fábrica automobilística do País, na qual se manteve como acionista até a década de 1980.

 
1970

Ultrapar Participações S.A.

A Companhia, associada com os grupos Ultrapar, Petroquisa e International Finance Corporation, fundou a Oxiteno S.A., pioneira na produção de óxido de eteno e derivados no Brasil. No início dos anos 2000, houve a permuta da participação da Companhia na Oxiteno por ações da Ultrapar, na qual se mantém como acionista.

 
1979

Ericsson do Brasil

A Companhia, em conjunto com o Grupo Bradesco, adquiriu o controle da subsidiária da Ericsson no Brasil, líder no setor de telecomunicações. A participação foi alienada em 1997.

 
1980

Banco Interatlântico

No início dos anos 1980, a Companhia tornou-se acionista do Banco Interatlântico. Em 1997, adquiriu 100% das ações do Banco Boavista e, no ano 2000, ambos os bancos foram vendidos ao Grupo Bradesco.

 
1989

Abertura de Capital

Em 31 de maio de 1989, a Companhia registrou-se como Companhia Aberta para negociação de suas ações na B3 S.A. (Brasil, Bolsa, Balcão).

 
2009

Mapisa

Em 2009, foi constituída a Monteiro Aranha Participações Imobiliárias S.A. como veículo de investimento no setor de incorporação imobiliária.

 
2015

Alphaville

Em 2015, foi celebrada parceria imobiliária entre a Alphaville e a Timbutuva Participações Ltda., sociedade controlada pela Companhia, para o desenvolvimento de empreendimento imobiliário no Paraná, cujo lançamento ocorreu em novembro de 2022.

 
2016...

Bergen FIA

A partir de 2016, com a constituição do fundo exclusivo Bergen FIA, iniciou-se um novo ciclo para a Companhia com investimentos concentrados em fundos exclusivos, mantendo sua visão de longo prazo, com foco em participações minoritárias e setores resilientes.