Desde sua origem, a Monteiro Aranha marcou presença relevante em diversos setores da economia brasileira, sobretudo no setor industrial, por meio da participação em outras sociedades empresariais.
A Monteiro Aranha atuou como protagonista de grandes empreendimentos econômicos promovendo aplicação de capitais nacionais e estrangeiros em empresas brasileiras, fomentando o mercado nacional, investindo no desenvolvimento tecnológico e na abertura de novos mercados.
Como uma das pioneiras em governança corporativa no mercado de capitais brasileiro, constituiu na década de 50 seu Conselho de Administração com a presença de grandes personalidades nacionais, incluindo membros independentes. Este fator é considerado, por alguns especialistas, como um marco na história das práticas de governança no Brasil.
A Companhia, com ações negociadas na B3 desde 1989, mantém sua visão de investimentos de longo prazo e o foco contínuo no fortalecimento de sua governança corporativa, contribuindo para a geração de valor.
Com reputação centenária e relacionamento duradouro com os principais stakeholders do mercado, a Companhia continua participando de importantes oportunidades de investimento, mantendo vivo o espírito que guiou seus fundadores - capacidade técnica e princípios éticos na condução dos negócios.